Sobre a Sumaré

A Instituição


Nossa missão

“Educação para uma mentalidade transformadora” é o mote e a missão primeira Do Centro Universitário, que prima pela construção de uma cultura de mudança, inovando, propondo e incorporando os avanços decorrentes do desenvolvimento do mundo atual. Seus alunos são preparados para enfrentar a realidade de forma crítica, criativa e transformadora, questionando e apresentando propostas de intervenção, contribuindo para a qualidade de vida de cada indivíduo e da sociedade em geral.

A Faculdade Sumaré nasceu no ano 2000 por iniciativa do Instituto Sumaré de Educação Superior (ISES), em um momento de significativas mudanças na sociedade em geral, advindas do grande avanço tecnológico que culminava com a chegada do terceiro milênio. A Educação, entretanto, nem sempre caminhava lado a lado com os avanços verificados em todas as demais áreas do conhecimento.

Visando à excelência no Ensino, a Faculdade Sumaré está comprometida com a educação voltada para a construção do conhecimento e difusão cultural, numa perspectiva crítica que pressupõe valores éticos e de promoção da cidadania. A Instituição acredita igualmente na formação de profissionais que, além da visão humanística e global, apresentem competências e habilidades necessárias ao desempenho profissional em um mercado de trabalho exigente, em acelerada mudança, que demanda saberes, tanto da área técnica como da área científica.

A Instituição tem como objetivo contribuir efetivamente para a mudança da Escola, tendo, além daqueles apontados pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os seguintes princípios:

- Gestão universitária focada na direção por valores;

- Qualidade com competitividade;

- Difusão, criação e recriação do saber;

- Incorporação de tecnologias avançadas;

- Parâmetros modernos de educação voltados para centros de excelência.

Visão

Ser uma Instituição moderna e inovadora, competitiva em termos de qualidade e excelência de ensino, com Projeto Pedagógico diferenciado, capaz de desenvolver a competência de seus alunos, preparando-os para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo; formando cidadãos responsáveis, com capacidade para liderar e atuar com ética e criatividade; formando profissionais capazes de superar todos os problemas e situações que vivenciarem. Ser uma Instituição preocupada com as inovações no ensino e com a empregabilidade de seus alunos.

Valores

- Respeito à Diversidade e à Realidade Social.
- Ensino de Qualidade.
- Intercâmbio de Serviço e Aprendizado com a Sociedade.
- Transformação para o Crescimento Humano.
- Ensino a Serviço da Cidadania.
- Valorização do Profissional.
- Aprendizagem Colaborativa.
- Projetos Educacionais Diferenciados.
- Formar Profissionais Éticos e comprometidos com a qualidade de vida da sociedade.

O Objetivo Geral Do Centro Universitário é a Educação de Qualidade, conectada ao binômio “homem-sociedade”, interferindo e sofrendo influências de seu meio, consciente de sua missão da educação com mentalidade transformadora, colocando-se como parte integrante do processo e em contínua evolução.

I - Formar profissionais competentes, técnica e cientificamente, com concepção humanística e visão global, comprometidos com a qualidade de vida, capazes de desempenhar integralmente a profissão abraçada e exercer plenamente a cidadania;

II - Formar profissionais nas diferentes áreas do conhecimento, que abrangem os cursos para formação de professores, de gestores para as organizações nas diversas especialidades, e no campo da informação e comunicação, aptos para a inserção em setores carentes de profissionais e com reflexos no desenvolvimento da sociedade brasileira;

III - Incentivar o espírito investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entrosamento do homem com o meio em que vive;

IV - Reunir professores com alta titulação e experiência profissional, comprometidos com o Ensino Superior, a produção de novos conhecimentos e a difusão dos mesmos à sociedade, sob a forma de serviços, eventos e cursos de extensão;

V - Utilizar tecnologias e metodologias avançadas de ensino, visando a proporcionar aos alunos uma maior e melhor aceleração de aprendizagem, bem como lhes ensejar a oportunidade de conhecer e utilizar esse instrumental em suas futuras profissões, e para a melhoria do atendimento acadêmico aos docentes e discentes;

VI - Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

VII - Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, bem como a formação continuada, a partir de programas de aperfeiçoamento e pós- graduação;

VIII - Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais; prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

IX - Promover a extensão de conhecimento, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição;

X - Promover, indissociavelmente, o ensino de graduação e de pós-graduação, a pesquisa e a extensão como funções básicas e fundamentais;

XI - Manter relacionamentos com organizações empresariais e educacionais, com ou sem fins lucrativos, firmando parcerias para o intercâmbio de conhecimentos, inserção dos alunos no mercado profissional, aperfeiçoamento e atualização dos projetos dos cursos, envolvimento conjunto na formação complementar de professores e alunos, promoção da cultura, da troca de experiências e aprimoramento técnico e científico.

DIRETOR GERAL Antonio Fernando Soria Barbosa Graduação em Administração de Empresas, especialista em Gestão Escolar. Atua há 14 anos no Ensino Superior na Área de Estratégia, Governança Corporativa e Marketing. Membro efetivo do SEMESP - Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo. Há seis anos direciona seus estudos para Serviços Educacionais, participando ativamente de Congressos e Eventos relacionados aos temas: evasão, educação a distância e qualidade no ensino superior.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
Profª. Mestre Maria Elena de Abreu Vercesi
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Marcos (1998) e mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é coordenadora e professora do curso de Pedagogia Do Centro Universitário.

INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Prof. Edgar Yukio Ishibashi
Possui graduação em projetos pela Faculdade de Tecnologia de SP ( 1988 ) e Pós graduado em Consultoria Internet pela Faculdades Associadas SP ( FASP 2001), mestrado em Ciência da Computação pela Faculdade do Campo Limpo Paulista em andamento. Atualmente é coordenador dos cursos a distância EaD do ISES Faculdade Sumaré e professor especialista no IBTA SP. Atua como consultor de tecnologia da informação com sólidos conhecimentos em Telecomunicações. Atualmente é Ubiquiti Certified Trainer dos seguintes cursos: Ubiquiti Enterprise Wireless Admin (UEWA) Ubiquiti Broadband Routing & Switching Specialist (UBRSS) Ubiquiti Broadband Wireless Admin (UBWA)

Instituto Superior de Ciências Sociais Aplicadas
Prof. Mestre Sergio da Rocha Paris
Mestre em Ciências Contábeis, Pontifícia Universidade Católica de SP (2012), especialista em Controladoria, Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado – FECAP (2007), Bacharel em Ciências Contábeis, Pontifícia Universidade Católica de SP (1995). Atualmente é professor, pró-reitor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do Sumaré Centro Universitário . Contador e Consultor Empresarial das áreas Contábil e Financeira, com experiência de 30 anos.

COORDENADOR DE ESTÁGIO E DE ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC)
Prof. Mestre Carlos Rubens Zacarias
Mestre em Educação, Universidade Cidade de São Paulo, 2003. Pós-graduado em Psicologia, Faculdades Integradas Regionais de Avaré, 1973. Pós-graduado em Treinamento de Pessoal, FMU, 1974. Graduado em Teologia, Pontifícia Universidade Gregoriana, 1970. Graduado em Filosofia, Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, 1965. Atualmente é professor de pós-graduação da COGEAE da PUC/SP e da UNIFIEO. Profere palestras em empresas e instituições de ensino.

COORDENADOR DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Prof. Especialista Claudio Kiss
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação – Faculdade Sumaré – 2011. Graduado em Administração, Faculdade de Informática e Administração Paulista/ FIAP – 1998. Tem 38 anos de experiência diversificada na administração da Tecnologia da Informação, sendo aproximadamente quinze anos em posição de direção em grandes consultorias no cenário nacional. Atuou por 5 anos como Gestor, na área de TI da Instituição.