Iniciação científica
Pesquisa
A Sumaré acredita que o conhecimento a cada momento se reelabora e que a investigação tem por objetivo encontrar respostas e soluções pertinentes a um fato específico de um determinado contexto histórico e que novas respostas poderão ser encontradas, já que a verdade não está “pronta e acabada
De acordo com o Projeto Pedagógico Institucional considera-se pesquisa:
“O processo de investigação metódico e sistemático de um determinado campo ou domínio da realidade, através de fundamentação teórica e levantamento de dados, como meio de instrumentalizar o ensino e forma de ampliar os conhecimentos, mantendo um diálogo inteligente com o mundo.” (PDI, p.22)
Assim, as linhas de pesquisa são:
1. PRÁTICAS ESCOLARES E TEORIAS DE ENSINO
Reflexões sobre práticas educacionais de crianças, jovens e adultos.
2. INCLUSÃO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL
Conceitos de Integração e Inclusão. Legislação e acessibilidade das pessoas com deficiências no ambiente educacional e no mundo corporativo.
3. TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO E NEGÓCIOS
Estudo e elaboração de aplicativos sistêmicos adequados às novas demandas educacionais e profissionais.
4. GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS, SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Gestão econômica e financeira. Sustentabilidade e responsabilidade social. Estratégias competitivas. Gestão Estratégica de Pessoas. Gestão de Pequenas Empresas. Internacionalização de Empresas. Políticas Públicas.
5. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
Desenvolver atitude investigativa e problematizadora, além da consciência sobre a importância da produção de conhecimento. Proporcionar aos pesquisadores o contato com diferentes linhas historiográficas e metodológicas para que tenham autonomia para dialogar com os vários materiais didáticos com os quais trabalham em sua prática docente, e outras práticas que lidam diretamente com o conhecimento histórico.
6. GEOGRAFIA: ENSINO E TEORIAS
Proporcionar aos pesquisadores o contato com diferentes áreas de especialidades da Geografia e do pensamento geográfico para que tenham autonomia para dialogar com os vários materiais didáticos com os quais trabalham em sua prática docente.
7. LÍNGUA E LITERATURA: ABORDAGENS
Estudos relacionados à linguística, filologia, gramática e variações de linguagem das línguas portuguesa, espanhola e inglesa e comparações entre elas. Visa levar o pesquisador a desenvolver atitude investigativa e problematizadora e consciência sobre a importância da produção de conhecimento.
Financiamento
Criação do FINPES - Fundo de Incentivo à Pesquisa Sumaré: com o objetivo de conceder bolsa integral, por 4 semestres, a uma cota determinada de candidatos (alunos a partir do 2º semestre), com projetos aprovados (dois por linha de pesquisa) por uma Comissão.- Inscrição da Instituição no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC do CNPq. - Inscrição da Instituição no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pesquisa.
Editais
2024
- MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO 2024 - EDITAL Nº 01-2024 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2023
- MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO 2023 - EDITAL Nº 01-2023 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2022
- MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO 2022 - EDITAL Nº 01-2022 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2021
- MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO 2021 - EDITAL Nº 01-2021 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2017
- EDITAL Nº 01-2017 | PESQUISA DOCENTE - EDITAL Nº 01-2017 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2016
- ADITAMENTO AO EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2016, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 - EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016 / 1º SEMESTRERESULTADO EDITAL PESQUISA DOCENTE 2018
Elton Oliveira: Passados-presentes e o ensino de história: Recepções, Releituras e Reapropriações de fontes históricas dentro e fora da sala de aula. Luciana Alves: A classe média branca vai à escola pública. Regina Célia Almeida: Novo ensino médio no Brasil: histórico, propostas, políticas e implicações. Félix Alfredo Larranaga: Impacto da globalização e da produtividade do trabalho desenvolvido no Brasil 1980-2015. Jeferson de Freitas Perez: O trabalho com modelagem matemática sob a perspectiva da Filosofia da Educação centrada no aluno. João Roberto Ursino: O uso de tecnologias inovadoras dentro ambiente de aprendizado escolar. Maria Elena Roman: Acesso ao ensino superior e empoderamento feminino. Luiz Antonio Brigatti: Laboratório vs aprendizagem de redes de computadores. Carlos Eduardo da Rocha: A relação entre pessoas com deficiência e o mercado de trabalho. Lucimar Bizio: Espaço interativo de leitura e formação de leitores na perspectiva da inclusão e uso.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Tivemos 59 projetos inscritos para Bolsa de Iniciação Científica, dos quais 23 deles foram aprovados.
PESQUISA DOCENTE
Oito (8) professores foram contemplados com bolsa de pesquisa docente para desenvolverem estudos com impacto científico em diferentes áreas do conhecimento.
Os Grupos de Estudo e Pesquisa (GEP) são formados por pessoas que se reúnem tendo por finalidade o estudo e a pesquisa para aquisição, aperfeiçoamento e aprofundamento de conhecimentos sobre uma determinada área ou tema específico.Cada Grupo de Estudo e Pesquisa possui um Professor Orientador, com formação específica na área em que serão desenvolvidos os estudos.
Confira os temas e coordenadores das linhas de pesquisa dos grupos:
Gestão e Sustentabilidade: Coordenação da Prof. Dra. Andrea Micchelucci
Educação a Distância: Coordenação do Prof. Ms. Valter Pedro Batista
Diversidade e Educação: Coordenação da Prof. Dra. Andréia Martins e Prof. Ms. Luciana Alves
Nossos Polos
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