Iniciação científica
Pesquisa
A Sumaré acredita que o conhecimento a cada momento se reelabora e que a investigação tem por objetivo encontrar respostas e soluções pertinentes a um fato específico de um determinado contexto histórico e que novas respostas poderão ser encontradas, já que a verdade não está “pronta e acabada
De acordo com o Projeto Pedagógico Institucional considera-se pesquisa:
“O processo de investigação metódico e sistemático de um determinado campo ou domínio da realidade, através de fundamentação teórica e levantamento de dados, como meio de instrumentalizar o ensino e forma de ampliar os conhecimentos, mantendo um diálogo inteligente com o mundo.” (PDI, p.22)
Assim, as linhas de pesquisa são:
1. PRÁTICAS EDUCACIONAIS VISANDO À FORMAÇÃO CIDADÃ
Investigação sobre as práticas escolares desenvolvidas pelos profissionais da educação nas diversas áreas do conhecimento, com foco na formação cidadã, estabelecendo relação entre as teorias e as práticas escolares.
2. GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
Investigação sobre conceitos e técnicas relacionadas à Gestão Estratégica, contribuindo como subsídio a tomada de decisões sustentáveis nos negócios, bem como estudos de estratégias organizacionais nas abordagens relacionadas à gestão de pessoas, controladoria, administração dos negócios, gestão de marketing, logística, gestão de processos, tecnologia da informação.
3. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Estudo sobre o desenvolvimento e gestão de tecnologias no ambiente de aprendizagem e/ou negócios, visando a melhores práticas de segurança da informação, infraestrutura e inovação tecnológica.
4. SAÚDE / Desenvolvimento de banco de imagens para o uso em aulas e treinamentos técnicos na Patologia
Repositórios de amostras biológicas e bancos de dados ricos em informações impulsionam pesquisas inovadoras na área da saúde, catalisando estudos de ponta, validação de descobertas e colaboração global.
5. ENGENHARIA E ARQUITETURA
Desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios contemporâneos, utilizando conhecimentos e tecnologias de ponta nas áreas de engenharia e arquitetura a fim de promover o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da população.
FINANCIAMENTO
Os alunos indicados serão contemplados com 50% de desconto na mensalidade vigente correspondente à tabela de ingresso, condicionado ao pagamento no primeiro dia útil de cada mês. Os descontos são válidos durante o período de vigência do projeto (um ano) e não são cumulativos com os descontos por antecipação, financiamentos estudantis, descontos oriundos de convênios e parcerias, bem como descontos promocionais de ingresso válidos por tempo determinado.
Editais
2024
- MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO 2024 - EDITAL Nº 01-2024 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2023
- MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO 2023 - EDITAL Nº 01-2023 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2022
- MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO 2022 - EDITAL Nº 01-2022 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2021
- MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO 2021 - EDITAL Nº 01-2021 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2017
- EDITAL Nº 01-2017 | PESQUISA DOCENTE - EDITAL Nº 01-2017 | PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA2016
- ADITAMENTO AO EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2016, DE 21 DE AGOSTO DE 2015 - EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016 / 1º SEMESTRERESULTADO EDITAL PESQUISA DOCENTE 2018
Elton Oliveira: Passados-presentes e o ensino de história: Recepções, Releituras e Reapropriações de fontes históricas dentro e fora da sala de aula. Luciana Alves: A classe média branca vai à escola pública. Regina Célia Almeida: Novo ensino médio no Brasil: histórico, propostas, políticas e implicações. Félix Alfredo Larranaga: Impacto da globalização e da produtividade do trabalho desenvolvido no Brasil 1980-2015. Jeferson de Freitas Perez: O trabalho com modelagem matemática sob a perspectiva da Filosofia da Educação centrada no aluno. João Roberto Ursino: O uso de tecnologias inovadoras dentro ambiente de aprendizado escolar. Maria Elena Roman: Acesso ao ensino superior e empoderamento feminino. Luiz Antonio Brigatti: Laboratório vs aprendizagem de redes de computadores. Carlos Eduardo da Rocha: A relação entre pessoas com deficiência e o mercado de trabalho. Lucimar Bizio: Espaço interativo de leitura e formação de leitores na perspectiva da inclusão e uso.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Tivemos 59 projetos inscritos para Bolsa de Iniciação Científica, dos quais 23 deles foram aprovados.
PESQUISA DOCENTE
Oito (8) professores foram contemplados com bolsa de pesquisa docente para desenvolverem estudos com impacto científico em diferentes áreas do conhecimento.
Os Grupos de Estudo e Pesquisa (GEP) são formados por pessoas que se reúnem tendo por finalidade o estudo e a pesquisa para aquisição, aperfeiçoamento e aprofundamento de conhecimentos sobre uma determinada área ou tema específico.Cada Grupo de Estudo e Pesquisa possui um Professor Orientador, com formação específica na área em que serão desenvolvidos os estudos.
Confira os temas e coordenadores das linhas de pesquisa dos grupos:
Gestão e Sustentabilidade: Coordenação da Prof. Dra. Andrea Micchelucci
Educação a Distância: Coordenação do Prof. Ms. Valter Pedro Batista
Diversidade e Educação: Coordenação da Prof. Dra. Andréia Martins e Prof. Ms. Luciana Alves
Nossos Polos
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