Avaliações, provas ou atividades avaliativas

A avaliação de recuperação deverá ser realizada em casos nos quais o aluno não atinja a média satisfatória após realizar a atividade e a avaliação presencial (Média satisfatória: Avaliação + P1= deve ser no mínimo 6,0). Se a média não for atingida antes da Recuperação, o aluno pode (se desejar) solicitar a Substitutiva. Após a prova P1 feita, são 10 dias no máximo para solicitar a Sub e a Prova de Recuperação.

Não, a prova de recuperação uma vez realizada não terá a opção da substitutiva. É necessário que o aluno realize primeiro a avaliação substitutiva e caso não atinja a média satisfatória realize a de recuperação.

A nota da avaliação de recuperação deve ser somada com a média e em seguida dividida por 2 e o resultado será a sua média final. (Mínimo 6,0 para ser satisfatória).

O prazo para senha ficar disponível é de 24h em avisos e ocorrências. Se após este prazo a senha não constar na área de Avisos em seu aluno online, é necessário entrar em contato com o Suporte Ava através do e-mail: suporte.ava@sumare.edu.br .

Se não atingiu média satisfatória o aluno possui o prazo de 10 dias após a finalização da avaliação para realizar a substitutiva ou recuperação.

É necessário verificar se está no prazo para solicitar a avaliação, pois de acordo com o tipo curso, existe um prazo para solicitar a senha. Este prazo, o aluno consegue visualizar no momento de solicitar a prova.

Para solicitar, acesse seu Aluno Online > Secretaria Virtual > Solicitação de Serviços > Avaliação Online. Se já passou o prazo e mesmo assim não conseguir solicitar deverá prosseguir para abertura do Ticket.

Prova de Recuperação Online – REOL

O exame da disciplina é realizado em casos que o aluno não atingiu a média satisfatória na prova de disciplina pendente (Mínimo 6,0), Após a realização da prova de exame, é preciso somar a nota com a da prova e dividir por 2 . O resultado será a média final (Mínimo 6,0 para aprovação).

O prazo para senha ficar disponível é de 24h em avisos e ocorrências. Se após este prazo a senha não constar na área de Avisos em seu aluno online, é necessário entrar em contato com o Suporte Ava através do e-mail: suporte.ava@sumare.edu.br .

Nota divergente no boletim/histórico

Após realizar a avaliação e atingir a média, esta disciplina vai para o seu histórico acadêmico, por esse motivo não constará mais no boletim.

É necessário que o aluno entre em contato com a faculdade dentro do seu semestre vigente para verificar a questão de sua nota, após esse prazo não é possível realizar auditoria da nota da disciplina.

Prova Substitutiva - Disciplinas EAD

Para solicitar acesse seu Aluno online >Secretaria Virtual > Solicitação de Serviços > substitutiva.

O prazo para realizar a substitutiva é de 5 dias após a finalização da avaliação.

O prazo para senha ficar disponível é de 24h, após a baixa do pagamento constar em sistema em avisos e ocorrências. Se após este prazo a senha não constar na área de Avisos em seu aluno online, é necessário entrar em contato com o Suporte Ava através do e-mail: suporte.ava@sumare.edu.br .

A prova substitutiva fica disponível para ser solicitada de acordo com o calendário acadêmico disponibilizado no aluno online. Se não atingiu a média verifique em qual dia estará disponível para solicitação e solicite de acordo com o passo a passo: Acesse seu aluno online > Secretaria Virtual > Solicitação de Serviços > Prova Substitutiva.

A disciplina não aparecerá para solicitação nos casos em que já tiver passado o prazo de 10 dias da realização da Prova ou se tiver já tiver realizado a prova de recuperação. Se você não se enquadra nesses casos será necessário prosseguir com a abertura do Ticket.

Após 30 dias a senha da avaliação expira, nesse caso é necessário solicitar novamente a senha de avaliação.

Conclusão de Curso, Colação de Grau ou Diploma

Para encaminhar sua documentação acesse: Aluno Online >> Cadastro >> Enviar Documentação e encaminhe sua documentação.

Em casos de perda de diploma é necessário solicitar a 2° via e nos encaminhar o boletim de ocorrência através da solicitação.

A segunda via do diploma possui um custo.

A partir da assinatura da Ata de Colação, conta o prazo de 60 dias para a expedição do Diploma.

Se a sua solicitação passou do prazo é necessário prosseguir com abertura do Ticket.

A colação de grau é um ato oficial e obrigatório para efetiva conclusão do curso, bem como solicitação e expedição do diploma, assim realizada em evento externo ou ainda nas dependências da Instituição, em datas previamente estabelecidas.

Para solicitar a antecipação é necessário abrir o serviço de Colação de Grau Especial e além de encaminhar a documentação, o aluno precisa anexar obrigatoriamente a comprovação de necessidade da antecipação. Após análise, se o serviço for deferido, o setor de Secretaria Geral agendará data de colação e informará o aluno para que compareça. Este serviço possui um custo.

Para solicitar acesse: Aluno online >Secretaria Virtual> Solicitação de Serviços > Colação de grau especial.

É necessário abrir o serviço de Colação de Grau Especial, (isenção?) e anexar a documentação obrigatória, além do comprovante de justificativa de ausência. O anexo deve estar em um único documento salvo como arquivo formato “.pdf”.

Para solicitar acesse seu Aluno online> Secretaria Virtual> Solicitação de Serviços > Colação de grau especial.

No ato da Colação de Grau (assinatura da ata de colação) o aluno retira kit colação que é composto por: Certificado de Conclusão e Histórico.

Cancelamento, Trancamento ou Evasão

Os alunos podem solicitar análise de evasão dentro do semestre em que foram evadidos, o serviço passa por uma análise do setor responsável e deverá ser acompanhado em seu aluno online através de consulta de serviços solicitados.

O cancelamento de matrícula deve ser feito através do aluno online. Para solicitar acesse: Aluno online >Secretaria virtual > Solicitação de Serviços> Cancelamento de matrícula.

Se o serviço não teve andamento solicite o Cancelamento deste serviço, mas se estiver deferido é necessário que realize uma Reativação através do site..

Cursos de Graduação EAD: A qualquer momento

Cursos de Graduação HB: A partir do segundo semestre

Segunda Graduação, Segunda Licenciatura e Pós Graduação: Somente podem ser cancelados. Não há reativação para cursos de curto prazo, após cancelamento/evasão, o aluno deve retomar o curso do início.

Estágio

Neste caso é necessário encaminhar o Termo de Compromisso de Estágio para assinatura, através do aluno online

Acesse seu aluno online > Secretaria Virtual. Solicitação de Serviços.

Em seu aluno online existe um Manual de Orientação com modelos e passo a passo de como deverá ser preenchida toda documentação.

Acesse: Aluno online > Estágio > Documentos e dúvidas. Cada tipo de ingresso possui um manual de orientação com as devidas informações.

É necessário abrir o serviço de Rescisão de Contrato anexando o documento de rescisão do seu contrato (formato pdf) no aluno online.

Acesse: Aluno online> Secretaria Virtual > Solicitação de Serviços> Rescisão de contrato. O aluno só pode iniciar em outro estágio após entregar a rescisão do contrato anterior.

Para que a carga horária conste em sistema é necessário abrir o serviço de Entrega de Relatório de estágio, o modelo do relatório a ser anexado (em formato pdf) está disponível em seu aluno online, no Manual de estágio. Importante: Só é possível entregar o relatório de um estágio que estiver com contrato devidamente registrado em nosso sistema.

Para abrir o serviço acesse: Aluno online > Secretaria Virtual > Solicitação de Serviços > Entrega de relatório.

Em casos de alunos de cursos Bacharelado que atuam na área em que estudam, é possível abrir o serviço de Convalidação. No manual de orientação contém informações para cada área.

Aproveitamento de Estudos, Transferência ou Reativação

Para reativações ou transferências, o aproveitamento de estudos é automático e não precisa ser solicitado. Aproveitamentos não são feitos para alunos que entraram pelo modo de Processo Seletivo normal.

Transferência: Ao acessar o nosso site como transferência, você é colocado no semestre seguinte do que finalizou em outra instituição.

Para casos de Reativação e Transferência, após a matrícula, será enviado um e-mail solicitando a documentação para que o ajuste de histórico seja feito. Após envio, este ajuste levará até 3 meses.

Conteúdo Programático e o Histórico Escolar da Instituição anterior para ajustes das disciplinas.

Após o pagamento constar em nosso sistema, os dados de acesso serão enviados no e-mail cadastrado na inscrição, em até 48h.

Após iniciar o processo de matrícula em nosso site, na tela de finalização constará as disciplinas a serem cursadas na grade.

Declarações Financeiras

Em seu Aluno Online fica disponível na aba Documentos Virtuais, para baixar a declaração financeira, mas caso necessite pode solicitar acessando: Secretaria Virtual >> Solicitação de Serviços >> Declaração Financeira.

Estas declarações podem ser solicitadas pelo Aluno Online > Secretaria > Solicitação de serviços.

Matrícula

No momento nós ofertamos 2 formas de pagamento.

1º cartão de crédito: não comprometemos o limite do cartão do aluno, apenas o valor da mensalidade, é concedido 30% de desconto ao aluno que tenha o valor descontado no 1º dia útil do mês. Utilizando-se do melhor desconto.

2º boleto: O boleto fica disponível no aluno on-line do aluno, é concedido 20% de desconto caso o aluno efetue o pagamento no 1º dia útil de cada mês.

Sim, nós temos os nossos parceiros, como o Amigo Edu, Educa Mais, Neora e Quero bolsa.

Após realizar o pagamento da taxa de adesão a bolsa de descontos de um de nossos parceiros (se for o caso de parceiros com taxa de adesão), é necessário acessar o link encaminhado pelo mesmo para finalizar a sua matrícula.

O reajuste anual ocorre a cada 12 meses com acréscimo de 8 a 12%.

Não, você faz a inscrição e já começa a estudar, não tendo a necessidade de prestar vestibular.

Não, a modalidade EAD não segue abertura de semestres pois seu início é imediato, o semestre começa a partir do ato da inscrição e efetivação do pagamento.

Sim, poderá ingressar em quantos cursos desejar desde que não seja o mesmo curso.

Atividades Complementares

Atualmente existem duas plataformas de entrega de atividades complementares que seria Sumaré Cultural e Sumaré Qualifica.

Na aba de atividades complementares disponível no aluno online possui um regulamento sobre as atividades complementares.

Contrato

O seu contrato de matrícula fica disponível em seu aluno online, para visualizar acesse : aluno online > Secretaria virtual > Visualizar Contrato.

Você pode baixar também o arquivo em PDF.

Link para envio de Documentos

Para o envio de documentos disponibilizamos uma aba no aluno online, acesse : Aluno Online >> Cadastro >> Enviar documentação.

O envio deverá ser realizado através de um dispositivo móvel.

ENADE

ENADE significa Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, é uma avaliação realizada periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -INEP, que faz parte do Ministério da Educação - MEC. Seu principal objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo cursos de graduação em instituições de ensino superior.

Os alunos concluintes habilitados serão comunicados e orientados pela Sumaré, uma vez que a participação no exame é obrigatória.

Não. O aluno inscrito só poderá se ausentar da prova mediante situação que permita justificativa formal e constante no Edital do respectivo ano do Exame.

Quando a ausência for decorrente de questões pessoais, caberá exclusivamente ao próprio aluno solicitar a dispensa, seguindo impreterivelmente as datas dispostas no Edital.

O aluno com matrícula trancada, desde que habilitado, seja pelo percentual concluído do curso ou pela previsão de conclusão, obrigatoriamente será inscrito e deverá realizar a prova.

O local de prova é divulgado pelo INEP, com antecedência.

Cabe ao aluno verificar em seu cadastro e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição, que deverá ser apresentado no local da prova.

Não. No ato da realização da inscrição o estudante concluinte, será vinculado a um endereço para fins de definição do local de prova. Este local estará relacionado ao polo de apoio presencial a que o estudante estiver vinculado.

O estudante com situação irregular ficará impossibilitado de colar grau em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório, conforme previsto no § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004.

Nesta situação deverá aguardar a regularização por Ato do INEP, que ocorrerá em data informada no edital.

Para consultar o edital acesse:

https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index - “Editais e Portarias”.
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